sexta-feira, 13 de março de 2009

Matéria: Revista Arranjo Floral - Ed.58

Achando Os Caminhos... Nossas Flores Tropicais... Nossa Cultura.
Por Orlandio Santos
"Quando falamos de modernidade nas ornamentações, logo nos lembramos de flores que possuem exuberância, beleza e durabilidade e que decoram espaços diversos imprimindo ao local elegância e bom gosto. As flores tropicais brasileiras, plantadas no norte e nordeste do Brasil, onde o clima é propício ao seu cultivo, apresentam características que favorecem a inclusão de novas técnicas, linhas e mecânicas distintas que deverão ser desenvolvidas pelos profissionais do nosso País.

O Brasil ocupa hoje um patamar de destaque na produção mundial de flores tropicais. Sua biodiversidade, sua atmosfera e sua geografia proporcionam a colheita em todas as estações climáticas do ano. Nos estados de Alagoas, Pernambuco e Bahia, os números crescem a cada ano, criando uma constância de produção de flores num calendário bem definido, o que proporciona um bom planejamento para as ornamentações contratadas a longo prazo, garantindo assim, um visual diferenciado e autêntico.

Esse crescente mercado nacional incita a criação de novas técnicas que envolvam essas flores com base na sua estrutura, forma e detalhes que só as tropicais possuem. Logo, se faz necessária a conscientização pelos profissionais brasileiros, da necessidade da pesquisa detalhada dessas flores para que possam alicerçar novas linhas e tendências de arranjos florais autenticamente brasileiros. Vale ressaltar que todas as técnicas utilizadas no Brasil são provenientes da Europa e foram desenvolvidas para as flores temperadas. A necessidade de criarmos algo fundamentado em nossas experiências criará um padrão de ensino nas entidades que formam Artistas Florais, pois hoje ainda não possuímos um program curricular bem estabelecido e que gere uma base com fundamentos pedagógicos que justifiquem os registros junto ao MEC.

Precisamos de escolas com uniformidade de métodos de ensino de arte floral para que possamos ser reconhecidos aqui ou em qualquer outra nação. Para que o nosso trabalho se torne uma profissão cada vez mais respeitada de forma legal, se faz necessário que a nossa atuação saia do artesanal e primário por meio do estudo e da correta utilização das técnicas, passando para o patamar de eficiência profissional, garantindo-nos o reconhecimento devido.
Temos flores tropicais e temperadas, clima e produção anual favoráveis, excelentes profissionais, além da criatividade inigualável do brasileiro. Falta-nos somente saber trabalhar de um modo mais integrado a fim de fortalecer o aumento per capita do consumo de flores em todo o País e, com isso, criar uma cultura floral que tenha um alicerce fundamentado em nossas próprias raízes e que faça o brasileiro se orgulhar de ter um produto com qualidade, estilo e técnica bem definidas.
Os artistas florais devem estar comprometidos com essa nova demanda que impõe a esses profissionais a responsabilidade de criar um novo conceito de Arte Floral no Brasil, incentivando o uso das flores tropicais nacionais e lançando tendências que as tornem cada vez mais presentes junto aos brasileiros e aos povos de outros países. Essa postura criará ainda mecanismos que aumentarão as exportações para todo o mundo, pois além das flores, poderemos agregar o diferencial da criação moderna, com linhas ousadas e atraentes que farão significativa diferença no momento de vendermos nossos produtos em todo o mundo.
Novos formatos deverão imperar para que o arranjo floral não passe despercebido, integrando-se ao espaço como um todo de forma profissional e harmônica. O caminho da arte floral no Brasil está apenas começando e precisamos caminhar a passos largos, com bases sólidas e valorizando o que possuímos de forma generosa, possibilitando assim ousar nos desenhos e formas, gerando um estilo próprio e de grande valor para o nosso Brasil."
Essa matéria saiu na sessão Fotossíntese da edição de nº58 da revista Arranjo Floral da Editora Casa Dois.
Nela, Orlandio, dissertou a respeito da importância do cultivo e utilização das flores tropicais em nosso País para que nossos artistas sejam reconhecidos por suas próprias técnicas e não apenas por métodos europeus.

Mais informações sobre esse tipo flor e/ou decorações com flores tropicais, é só entrar em contato via e-mail ou telefone que esclareceremos todas as questões.


[ Postado por Márcio Dorvillé - Depto. de Vendas de Eventos Sociais ]
[ marcio@momenthus.com.br ]